abril 01, 2014

São loucas




De manhã, que medo, que me achasses feia!
Acordei, tremendo, deitada n'areia
Mas logo os teus olhos disseram que não,
E o sol penetrou no meu coração.

Vi depois, numa rocha, uma cruz,
E o teu barco negro dançava na luz
Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
Dizem as velhas da praia, que não voltas:

São loucas! São loucas!

Eu sei, meu amor,
Que nem chegaste a partir,
Pois tudo, em meu redor,
Me diz qu'estás sempre comigo.
Eu sei, meu amor,
Que nem chegaste a partir,
Pois tudo, em meu redor,
Me diz qu'estás sempre comigo.


No vento que lança areia nos vidros;
Na água que canta, no fogo mortiço;
No calor do leito, nos bancos vazios;
Dentro do meu peito,

estás sempre comigo

Amália Rodrigues, Barco Negro

IdoMind

about what sings to me

Perder para Ter






Vou falar-se sobre perder.
Primeiro uma casa.
Depois um homem.
E de perder o chão.
O emprego.
Quase todas as certezas.
Ficar sem um tostão.
Vai-se a força.
A paciência.
E por fim a fé...
Perde-se, acho que tudo,
menos a vida, que,
chegamos a querer perder até.

No fundo do poço
resta olhar para o Alto
e pede-se
um intervalo,
uma escada.
uma mão.
Neste render, me calo,
a resposta, se a há, tarda.
Ou talvez de tanto perder,
tenha perdido também
...A audição

Mas olha para mim,
meu irmão...
Aqui diante de ti, de pé.
Ainda é cedo
para a carne ferida,
mas a alma de tão Alta,
mesmo vergada,
quer-me erguida.
Viver é não ver o Fim,
nem até onde vai
a Descida.
É fé. É credo.
É transformar a terra,
na tua Subida.
E entretanto
perder

o Medo...

IdoMind

about keep on going

março 26, 2014

Obrigado


Segui-te
como se seguem os sonhos,
os vôos dos pássaros
e as coisas que acontecem.

Entreguei-me
como se entrega um filho à Vida,
um pai à Terra
e o corpo ao que está escrito.

Quis-te. Tanto.
Como se querem lençóis lavados,
água fresca e um par de braços´
depois da travessia de um deserto.

Amo-te.
Para sempre.
Por isto.
Por tudo.


IdoMind

about what my heart makes me write about

março 23, 2014

If I could


7 arrependimentos:

. ter cumprido todas as regras, mesmo quando o meu coração me dizia para as quebrar.

. ter percebido demasiado tarde, que é mais fácil mudar-ME do que mudar o quer que seja.

. ter chorado às escondidas, quando devia ter mostrado que estava a doer. Muito.

. ter sido cruel, convencida que estava a ser frontal. Desculpem...

. não ter abandonado tudo e andar 3 anos a aprender que há convites que se aceitam sem pensar.

. ter comprado uma casa. Quem tem raízes, são as árvores.

. Não te ter segurado e dizer-te "Fica." Nem ter pedido depois " Volta"...

IdoMind
about learning

março 21, 2014

Marte Retrogrado...tão bom.






Ainda vou a tempo de pedir desculpa pelas coisas que disse quando estava zangada?
Perdi toda a razão, ao perder a cabeça e permitir que o bicho ferido, aninhado cá dentro, deitasse as garras de fora para afastar outra agressão. Que é sempre a mesma. Tu atropelas-me. E nem notas.

Da pior forma possível, quis travar-te e embatemos os dois. Um no outro.
Desculpa. Já andei tanto, já parei tanto, já ressuscitei tanto e não fui capaz de ser melhor que tu. Talvez depois de ti, eu diga também " já me cansei tanto."
É que nunca esteve bem aceitar-te porque " tu és assim" e resignar-me à esperança de um dia seres de outra maneira. Nunca esteve bem ignorar os problemas e remata-los com um " não vale a pena " que valia essa pena e valia muito mais coisas.
Nunca esteve bem o segundo lugar...

Quando se ama, partilham-se todos os lugares, sobretudo os mais nossos, onde deixa de ser preciso estar sempre a bater à porta ou pedir autorização para entrar.

Era assim que gostava de te ter dito que me senti sempre do lado de fora, a pedir-te que te juntasses a mim.

IdoMind

about self control

Chega uma altura, em que temos de decidir se viramos a página
... ou fechamos o livro.


Ido Mind
about unfinished business

março 19, 2014

Olá Gordinho




Bom dia do Pai. 

Agora que somos os dois adultos, achas que conseguimos falar? Discordámos quase sempre de praticamente tudo, porém eu vivi para te agradar e tu viveste para me segurar. Sem jamais admitir. Claro, somos a cópia um do outro.


Outro pai ter-me-ia deixado dormir até mais tarde, mimado mais, poupado mais e, até talvez, amado mais. Ou pelo menos mostrado.
Tu não. Puxaste-me para a frente de todas as batalhas, e desde cedo me ensinaste que o Bom Combate se ganha de boa atitude em boa atitude. Que não se foge. Que não se encolhe. Que não se desiste. Que o medo não pode nunca ser maior que a Força.

Limpaste-me as feridas, mas nunca me impediste de cair...E o que cresci a julgar desamparo, foi afinal o que me fez mais Capaz e mais Mulher. Hoje eu não fujo, não me encolho e não desisto. Devo-te a minha integridade. Todas as minhas opções verticais. Honestas. Duras...


Pai, fizeste o que soubeste. 

Demorei estes anos todos para vê-lo. E reconhecê-lo.
Porque eu sou igual a ti - lenta, teimosa e difícil mas impossível de não se amar.

IdoMind 

about growind up, while my dad is growing old

O PAI DE CADA SIGNO






CARNEIRO - " Estás a chorar para quê? É só uma gotinha de sangue. Não sejas mariquinhas. Monta lá a moto outra vez. Vais ser o primeiro puto de 10 anos a saber conduzir motas!"

TOURO - " Se já fizeste os deveres da escolas, arrumaste o teu quarto, despejaste o lixo e perguntaste à mãe se precisa de alguma coisa, podes vir para o sofá, p'ró pé do pai. Que tal uma tarde inteira descansadinhos no sofá, a ver filmes. Fazemos um balde de pipocas, caramelizadas, que tal?"

GÉMEOS - " Esqueci-me que saías mais cedo e não fui a tempo de te ir buscar. Desculpa. É que me tinha esquecido que o carro ía para a revisão e distraí-me ao almoço a ver uma loja nova que abriu na rua perto do trabalho. Não te esqueças que tens inglês às 15h, piano às 17h e às 18h vamos àquele curso de escrita criativa, está bem? Beijos, tenho de ir, que me esqueci de ir buscar a roupa à lavandaria."

CARANGUEJO - " Olá princesa. Almoçaste bem? E as aulas, como correram? Recebeste o teste de português? Queres que vá falar com o professor para te dar mais apoio? O pai comprou-te umas luvas, porque não gostei nada dessas frieiras nas mãos. Adoro-te, querida. Xôxôs fofinha"

LEÃO - " O quê? Não foste escolhida para representar a escola no Encontro Anual de Estudantes Europeus? Essa escola não vale nada e não sabe reconhecer um génio nem que esteja vestido de verde alface diante do director. Deixa amor, eles é que perdem! Vamos ao shopping? Vestes aquele vestido novo e eu exibo-te para toda a gente ver como és gira. És a coisa mais bonita que já me aconteceu. Tenho orgulho em ser teu pai."

VIRGEM - " dia 25 de fevereiro de 2014 - nasceu o primeiro dente. Houve uma ligeira subida de temperatura. Dia 01 de março de 2014 - as fezes apresentavam uma cor mais escura que o normal. marcar consulta. Dia 13 de Março de 2014 - saída para visitar os avós, levar 2 mudas de roupa, soro fisiológico, compressas esterilizadas e o sapo com música."

BALANÇA - " Amor, fazemos assim: se comeres os brócolos, podes ir à rua brincar com a Ana. Eu sei que não são lá muito saborosos, mas sabes a vacina que levaste a semana passada? Também doeu um bocadinho, mas agora estás protegida da gripe todo o ano. Percebes? Fazem-te bem. Confias no pai? Outra coisa que te vai fazer bem, é ir organizar e arrumar a roupa toda que tens em cima da cadeira. A confusão não é saudável e torna-te desmazelada. Não gosto de desmazelos. Vais comer os brócolos?"

ESCORPIÃO - " Filha, não precisas de dizer nada. O pai sabe que te está a doer. Preferes ir comer um gelado à praia ou que faça uns telefonemas e dê uma tareia no desgraçado? Eu deixo-te torturá-lo um bocado... e até o gelado vai saber melhor."

SAGITÁRIO - " Já fizeste a reserva on-line do nosso vôo para Genebra? Afinal já tens 11 anos! Vou adorar ver como te desenrascas com o alemão, o francês e o italiano. E com a prancha de bodyboard também! Pai e filho, aventura nos Alpes!!! Vai ser o máximo! UUUUUUUU"

CAPRICÓRNIO - " Faz-me o favor de deitar aqueles tenis fora. Amanhã compramos uns novos, da Adidas. Além de bons, combinam com o uniforme de ginástica da escola. E faz-me outro favor - vê lá se não te atrasas, que sabes bem que o jantar em casa é às oito, para teres tempo de ler um bocado antes de dormir e descansares em condições. Deixei-te uns panfletos muito interessantes, na mesa de cabeceira, sobre escolhas de carreiras e cursos profissionais. Nunca é cedo para planear o futuro."

AQUÁRIO - " Desculpa lá mas já te ensinei 3 vezes a apertar os sapatos. Filho meu não depende de ninguém para lhe fazer as coisas. Vou a uma convenção sobre máquinas que mudaram o mundo. Queres vir ou ficas em casa. Se vieres, faz a tua mala."

PEIXES " Filho da minha vida, faças o que fizeres vou entender-te sempre. O meu coração bate com o teu. Somos um. Com todos. Por isso não faças a ninguém o que não gostarias que te fizessem a ti e acima de tudo lembra-te que a pessoa à tua frente podias ser tu a ter um mau dia. Ama. Sonha. Anda com o pai passear e sentir a vida. És o meu milagre..." 

IdoMind 

about starry dads

março 16, 2014


Estamos os dois a olhar a mesma lua. No mesmo mundo.
Hoje, esta ideia confortou-me. 


IdoMind

about moons and moods

março 14, 2014

facilidades





Passados dois anos vimo-nos de novo. Foi como se nos tivéssemos visto há dois dias. E à medida que íamos falando, olhos cada vez mais nos olhos, o tempo perdeu-se e afinal não tinham passado sequer dois minutos. Voltou tudo. As memórias das manias e dos tiques e de mais coisas, de que me lembrava, supreendente e confessadamente, tão bem.

- Foi fácil? - Perguntei com um nó a estrangular-me o coração.
- O quê?
- Deixares-me. Trocarmos intimidades, entregarmos segredos, chorarmos nus a mais profunda das nossas tristezas, dizerem-se coisas, prometerem-se outras, e depois ir embora assim, meio sem mais nem menos, como se não tivesse sido nada. Como se eu não fosse nada... Foi fácil?



Não falámos mais. A partir dali só no silêncio nos dissemos o resto.

IdoMind

about time. About magic

Uivo


" Talvez o lobo esteja apaixonado pela lua,
e todos os meses 
o lobo chora
pelo amor
que nunca conseguirá tocar."


IdoMind

about this

O Lugar





Arrumados um no outro, perceberemos que seria impossível cabermos noutro lado. Foi por isso que apesar de todo o esforço, da vontade sincera de fazer com que resultasse e de alguma dose de cedências quase santas, nunca na verdade coubemos.
Nem ninguém teve a medida exacta do nosso espaço por ocupar.

É que os nossos recortes são gémeos. Ímpares. Filhos das mesmas despedidas que nos separam à nascença para que nos procurássemos. Que nos reconhecêssemos e fosse cumprida em nós a palavra do profeta anunciando que o que Deus juntou, nada pode separar. Nada.
Nem o tempo. Os outros. A vida que se complica. Que ajudamos a complicar. 

Voltaremos a caber. É assim que É...
Teremos então o céu inteiro a celebrar connosco porque conseguimos. E as estrelas irão descer sobre nós para nos dizer obrigado por as termos seguido.

IdoMind

about fitting in

Escutar




Estás preparado para suportar as consequências dos teus actos? Das muitas, e premeditadas, omissões? Sentes-te capaz de sobreviver aos socos das memórias que, mais cedo ou mais tarde, vão agredir-te? Estás pronto para estar em paz com as tuas decisões mais cegas, mais secas, mais duras...mais tudo menos as que bem sabias e bem sentias que deveriam ser tomadas?
Estás consciente de que há desculpas que simplesmente se vão tornam impossíveis? E que vais pedi-las baixinho, no segredo do teu quarto em noites longas e em saudades eternas?
Se estiveres, continua então. Permanece escudado na realidade que inventaste só para ti e não perguntes de vez em quando se entendeste bem. Não oiças e faz como fazes sempre - à tua maneira. 
Continua... um dia destes vai ser verdade e estarás, realmente, sozinho.

Um dia destes, porque continuaste tanto, não mais será possível voltar atrás, porque entretanto toda a gente continuou também. Sem ti...


IdoMind

about stopping

palavras, palavrinhas e palavrões



A filha de um grande amigo, teve duas negativas a português. Numa das conversas com ela, perguntei-lhe porquê. Onde moravam as suas dificuldades numa disciplina que é essencial para todas as demais.
Respondeu-me que percebe perfeitamente a gramática e que não dá erros ortográficos, mas quando chega à parte de interpretar os textos, simplesmente não consegue entender o que os autores querem dizer. Por exemplo, porque é que para dizerem que o céu é azul, escrevem que o mar onde navegavam as nuvens parecia um lenço de cetim índigo. São estes floreados desnecessários que, no seu parecer, fazem do português uma disciplina tão difícil de compreender.

- Querida, posso dizer-te que és uma miúda muito simpática. Mas posso também dizer-te que esqueço toda a maldade do mundo, quando entro nesta casa e dou com a doçura do teu olhar. 
Posso dizer-te que és gira. Ou posso dizer-te que onde quer que estejas, o teu brilho vê-se de longe e sei sempre onde te encontrar no meio da multidão. Posso dizer-te que gosto de ti... Ou posso dizer-te que em ti vejo mil razões para acreditar que ainda há esperança nas pessoas...
Qual destas maneiras de dizer te faz sorrir? Qual delas te traz um quentinho ao coração e para mais perto de mim?
É para isso que servem as palavras enfeitadas umas nas outras: para nos pôr a alma a sorrir e lembrar-nos que há sempre uma maneira mais bonita de dizer as coisas.

São as palavras ditas assim, que reduzem as distâncias para o alcance de um abraço. 
Ou de um dos teus beijinhos.

IdoMind

about the best way possible


o que faz falta




7 coisas de que tenho saudades:

- do toque para o intervalo grande
- de fingir que estou a dormir só para me levarem para cama ao colo
- das conversas sem fim com a minha avó...
- de não me importar
- de subir às árvores
- de confiar incondicionalmente
- de ti, muitas vezes.

IdoMind

about remembering
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...