setembro 08, 2011

Puro e Duro

Começo por fim a entender as frases feitas dos pensadores famosos, os delírios dos poetas e as utopias tibetanas, budistas e aparentadas. Encontrei-lhes outro sentido para além da beleza literária que enche o intelecto a uns e o facebook de outros… São os pensamentos de alguém imortalizados pela palavra. Nada mal para missão de vida, criar uma obra imortal…Uauu! Sobreviveram à mutabilidade dos tempos, das modas, inversões e subversões sobre o que vamos considerando certo ou errado, para chegaram até nós, incólumes. Quanto conhecimento se perdeu no sangue entornado pelos valores que afinal não tinham valor algum e que ardeu nas muitas fogueiras de fanatismo ateadas pela ignorância humana.
Cada livro é por isso um herói, que ao longo da sua história foi encontrando amigos, cúmplices, visionários corajosos, que lhe deram protecção para que o conhecimento não se perdesse, não ardesse, não se esquecesse.
Somos uns ingratos. Crianças mimadas e mal agradecidas. Tomamos por garantidos certos direitos que a lei hoje consagra, só porque ontem alguém deu a vida por eles. De direitos percebemos nós. Tanto, que sem termos feito grande coisa para os conquistar sentados na segurança da nossa cadeira no trabalho ou da poltrona de casa, nos achamos no direito de os desonrar, exercendo-os de modo egoísta, inconsequente e socialmente irresponsável. “ O que não é bom para a colmeia não é bom para a abelha”- disse-me um livro.
Aliás, os meus heróis preferidos falam-me disto de agir com elevação. Com consciência. Dos nossos actos. Dos respectivos e, tão infalivelmente, pontuais efeitos. Com respeito. Por tudo quanto nos cerca.Com fidelidade. Para com a nossa verdade mais profunda. Os meus heróis contam-me sobre pessoas estranhas que não temem a morte mas sim a forma como escolhem viver…
Não lhes interessam os direitos. Não os move o reconhecimento, a riqueza, o poder. Dá-lhes repulsa os ratos escondidos em buracos, longe da luz do dia, sobrevivendo à custa do lixo, dos restos, da sujidade do Homem.

Não. Nos meus heróis encontro quem abriu o peito à espada para que as espadas deixassem de fazer sentido. Foi pelo exemplo que sublimaram a sua existência. E de tão forma tão sublime que o tempo os recompensou com a eternidade.
Abriram e preparam os caminhos que nos trouxeram aqui. Foram pioneiros no meio de seguidores. Mudaram mentalidades. Sociedades. Decapitaram despotismos. Fizerem frente, de frente, à injustiça. Ao que não era Bom para todos…E foi assim que chegámos aqui, à Era dos Direitos…
Que temos nós feito? Além de falar mal… Estou convencida que, se protestar pagasse imposto, também isso deixaríamos de fazer. Somos gatos gordos domesticados pelos frigoríficos cheios e prendas de Natal supérfluas e desnecessárias. Começam agora a ver-se algumas garras com os frigoríficos a esvaziar e dinheiro quase só para o essencial.
Estamos afunilados na única saída possível: Mudar. A forma de pensar. A forma de agir. A forma de estar. A nossa forma… Temos de sair da forma para ganhar uma nova. Muito maior. Muito melhor. É um privilégio estarmos aqui agora. Está a ser-nos concedida a oportunidade de também nós sermos pioneiros como as pessoas sobre as quais lemos e levarmos a Humanidade mais perto da Perfeição.
Não é preciso esperar por ninguém. É só dar o exemplo.

IdoMind
about what´s coming

4 comentários:

Onda Encantada disse...

Estica... estava avinagrado o almoço!!! :D

é como eu costumo dizer! Diz-se muito, faz-se muito pouco, e este mundo está muito cheio de coisa nenhuma em todo o lado, da politica à espiritualidade... se viesse um vendaval danadão... levava tudo, porque o conteúdo é tão pouco!!!

Avé IdoMaria!!! ;)

"About, what's it all about!"

Estrela.Dourada disse...

Tempos de mudança chegaram, fortes e feios aos olhos de quem vivia do conforto de bens supérfluos e de dinheiro fácil, achando com com eles tinham tudo e eram detentores do mundo. Permitindo-lhes esse estatuto "pisar" qualquer um.Estamos a vê-los descer dos tronos um a um.Dói-lhes,as faces apresentam as rugas do sofrimento, mas os corações, esses deixam ver que afinal aindam têm dentro deles algo de humano.
Beijos

IdoMind disse...

Ondinha :)))))

Imagina proporem-te ceder as quotas de uma sociedade, atestada de dívidas, a dois toxicodependentes de rua...Não é fácil.
Talvez tenha de acabar com esta profissão antes que ela acabe comigo..

Quem propôs é uma pessoa de bem...triste triste

Só peço para me manter assim, atenta à distinção entre o que é correcto e o que é bestialidade..
beijos onda

IdoMind disse...

Mesmo Estrela

Está tudo a ruir.Tudo o que não É...
E está a doer.
Mil beijos e que saibamos acompanhar com honra a mudança

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...